PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA - As corujas são o símbolo da pedagogia devido a inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. São características necessárias a um pedagogo.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Veja a maneira correta de ajudar na pesquisa escolar das crianças:

Veja a maneira correta de ajudar na pesquisa escolar das crianças:


 http://abr.io/PESQUISA


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151462925282717&set=a.10150334935107717.345116.83255352716&type=1&theater

Compartilhe se você também acha que não basta ser pai/mãe, tem que participar!


A lição de casa é muito mais importante do que podemos imaginar. Saiba por que:


 
 http://abr.io/licao-especial

 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151469716142717&set=a.10150334935107717.345116.83255352716&type=1&theater

TESTE: Você sabe ajudar seu filho na lição de casa?

TESTE: Você sabe ajudar seu filho na lição de casa?

Clique e descubra:



 http://abr.io/liCao



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151469716142717&set=a.10150334935107717.345116.83255352716&type=1&theater

Descubra neste jogo como ajudar seu filho na hora das tarefas escolares:

Descubra neste jogo como ajudar seu filho na hora das tarefas escolares: 


http://abr.io/licao-de-casa

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151464442062717&set=a.10150334935107717.345116.83255352716&type=1&theater

VALORIZE O ESFORÇO DE SEU FILHO


segunda-feira, 27 de maio de 2013

HORÁRIOS DO DIA 29/05/13



HORÁRIOS DO DIA 29/05/13   

  •                  ANEXO JK
Não haverá aula no JK.

  •              ALUNOS DO MATUTINO (PLANALTO II) - 6º AO 9ºANO
7:00h às 11:25h

  •                  SERVENTES DE ZELADORIA

                 MATUTINO:                   
                6:00h às 10:00h                
8:00h às 12:00h
VESPERTINO:
15:00h às 19:00h
  •                PROFESSORES 1º, 2º, 3º,4º E 5º ANOS - MÓDULO II
13:00h às 15:00h

  •                  TODOS OS FUNCIONÁRIOS – FESTA
16:00h às 19:00h

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oração da Escola

Oração da Escola

Gabriel Chalita

Obrigado, Senhor, pela minha escola!

Ela tem muitos defeitos. Como todas as escolas têm. Ela tem problemas, e sempre terá. Quando al­guns são solucionados, surgem outros, e a cada dia aparece uma nova preocupação.

Neste espaço sagrado, convivem pessoas muito diferentes. Os estudantes vêm de famílias diversas e car­regam com eles sonhos e traumas próprios. Alguns são mais fechados. Outros gostam de aparecer. To­dos são carentes. Carecem de atenção, de cuidado, de ternura.

Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens. Outros mais velhos. Falam coisas dife­rentes. Olham o mundo cada um à sua maneira. Alguns sabem o poder que têm. Outros parecem não se preocupar com isso. Não sabem que são líderes. São referenciais. Ou deveriam ser.

Funcionários. Pessoas tão queridas, que ouvem nossas lamentações. E que cuidam de nós. Estamos juntos todos os dias. Há dias mais quentes e outros mais frios. Há dias mais tranqüilos e outros mais tumultuados. Há dias mais felizes e outros mais do­lorosos. Mas estamos juntos.

E o que há de mais lindo em minha escola é que ela é acolhedora. É como se fosse uma grande mãe que nos abraçasse para nos liberar somente no dia em que estivéssemos preparados para voar. É isso. Ela nos ensina nossa vocação. O vôo. Nascemos para voar, mas precisamos saber disso. E precisamos, ain­da, de um impulso que nos lance para esse elevado destino.

Não precisamos de uma escola que nos traga todas as informações. O mundo já cumpre esse pa­pel. Não precisamos de uma escola que nos transfor­me em máquinas, todas iguais. Não. Seria um crime reduzir o gigante que reside em nosso interior. Seria um crime esperar que o vôo fosse sempre do mesmo tamanho, da mesma velocidade ou na mesma altura.

Minha escola é acolhedora. Nela vou permitin­do que a semente se transforme em planta, em flor. Ou permitindo que a lagarta venha a se tornar bor­boleta. E sei que para isso não preciso de pressa. Se quiserem ajudar a lagarta a sair do casulo, talvez ela nunca tenha a chance de voar. Pode ser que ela ain­da não esteja pronta.
Minha escola é acolhedora. Sei que não apreen­derei tudo aqui. A vida é um constante aprendizado. Mas sei também que aqui sou feliz. Conheço cada canto desse espaço. As cores da parede. Os quadros. A quadra. A sala do diretor. A secretaria. A bibliote­ca. Já mudei de sala muitas vezes. Fui crescendo aqui. Conheço tudo. Passo tanto tempo neste lugar. Mas conheço mais. Conheço as pessoas. E cada uma de­las se fez importante na minha vida. Na nossa vida.

E, nessa oração, eu Te peço, Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo a cada dia. Nascimento: a linda lição de Sócrates sobre a função de sua mãe, parteira. A parteira que não faz a criança porque ela já está pronta. A parteira que apenas ajuda a criança a vir ao mundo. E faz isso tantas vezes. E em todas às vezes fica feliz, porque cada nova vida é única e merece todo o cuidado.

Obrigado, Senhor, pela minha escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que sou feliz. E isso é o mais importante. Amém!
 
 CHALITA, Gabriel. Educar em oração. São Paulo: Canção Nova, 2005.
 
 

22 DE MAIO - DIA DO ABRAÇO



UM ABRAÇO A TODOS DA ESCOLA MUNICIPAL RUY LAGE.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AÇÃO COLETIVA


O trabalho coletivo é o grande desafio para formação de uma sociedade justa e igualitária. Neste sentido a Escola Municipal Ruy Lage tem buscado ampliar a sua estrutura e funcionamento como um todo; sem cercear seus membros, sua autonomia, buscando sempre um ensino de qualidade, laico, promovendo o bem de todos, sem qualquer forma de discriminação, valorizando a pessoa humana na sua dignidade, adaptando os currículos às suas reais necessidades, buscando a justiça, a responsabilidade, a solidariedade, a inclusão, enfim, proporcionando ao aluno condições de ser, fazer, viver e conviver de forma eficaz no seu cotidiano buscando sempre novos horizontes, modificando a sua vida, consequentemente, da sua família e da sociedade na qual está inserido.

Os objetivos do blog da escola são:

  • Promover uma interação maior entre os pais e a escola.
  • Incentivar o aluno a fazer parte da atividade proposta pelo professor com maior interesse, pois sua participação será publicada no blog.
  • Divulgar os projetos, conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar promovendo uma interação social.
  • Compartilhar idéias e experiências com os projetos.
  • Valorizar o meio em que vivemos.
  • Contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos.
     
     

CARGA HORÁRIA DA ESCOLA MUNICIPAL RUY LAGE

MATUTINO: 

Prédio do Colégio Infantil Ruy Lage (JK): 2º Ano – De 7:00 às 11:15h.
Prédio da E. M. Ruy Lage (Planalto): 6º ao 9º Ano – De 7:00 às 11:25h.
VESPERTINO: 

Prédio do Colégio Infantil Ruy Lage (JK): 1º Ano – De 13:00 às 17:15h.
Prédio da E. M. Ruy Lage (Planalto): 3º ao 5º Ano – De 13:00 às 17:15h.


ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO



Parabéns aos aniversariantes do mês:

21 – Leandro Rangel Silva Gomes
27 - Geraldo Alves Vieira
28 - Claudia de Fátima Macedo

REPOSIÇÃO DAS AULAS DE PORTUGUÊS E INGLÊS




Horários
Terça - Feira
Quarta - Feira
Quinta - Feira
Sexta - Feira
13:20h
 às
15:00h
8° II Português
7°I Português
6°II
 Inglês
9° I
Geografia
15:00h
 às
16:40h
8 I
 Português
7° II Português
9° I
 Inglês
até às 16h

16:40h
 às
 17:30h

8° I
Inglês
7 II
 Inglês


Conforme estabelecido em reunião com os pais ou responsáveis, a reposição das aulas de Português e Inglês, para as turmas indicadas no quadro acima, começaram no dia 23 de abril, com término previsto para dia 27 de maio, concluindo assim:
- Português - 20h/a para: 8° II , 8°I ,7° I e 7° II.
 - Inglês - 20h/a para: 8 I , 7 II , 6° II e 9° I .

Fique atento aos horários de reposição de seu filho!

PROGRAMA 5S



Senso de Utilização; 
Senso de Ordenação;
Senso de Limpeza;
Senso de Saúde;
Senso de Autodisciplina;
Senso Senso de Utilização.


Senso de Utilização
Este senso nos ensina a separar o que é útil daquilo que não é mais utilizável e que deverá ser reaproveitado em outro local, reciclado ou doado.

Exemplo:
• Saber utilizar, sem desperdiçar, material didático, água, energia elétrica...
• Não guardar na mochila, nos seus armários, nada que não seja necessário...
• Promover o amplo aproveitamento do potencial das pessoas (tempo, talento, criatividade).

Senso de Ordenação

Este senso nos ensina a ordenar de forma adequada todo o material que é guardado, e utilizado no trabalho, em casa e na mochila do aluno.

Exemplo:
• O que se usa sempre deve ficar bem perto. É importante também colocar etiquetas nos objetos para facilitar o uso e o retorno aos lugares de origem.
• Saber fazer uso do tempo, distribuindo as tarefas a serem cumpridas.

Senso de Limpeza

O senso de limpeza nos ensina a limpar e manter limpos os ambientes em que vivemos: casa, escola, trabalho e áreas públicas. Locais limpos não são aqueles que a gente está sempre limpando, mas aqueles que a gente não suja.

Benefícios no Espaço Físico
- Escola mais limpa e organizada;
- Jardins, pátios e quadras limpos e bem conservados;
- Banheiros em boas condições de higiene;
- Cantina limpa;
- Biblioteca limpa e organizada;
- Secretaria da escola limpa, organizada e com um bom nível de atendimento.

Na Área Comportamental
- Melhoria das relações entre as pessoas da comunidade escolar;
- Melhoria da disciplina em sala de aula;
- Melhoria da segurança nas escolas, diminuindo o índice de violência ao resgatar regras de convivência;
- Prevenção de gravidez na adolescência;
- Combate sistemático ao desperdício de qualquer natureza: tempo, dinheiro, talento, recursos naturais, materiais e objetos.

Em síntese, o Programa 5S propicia a construção de um ambiente de qualidade para a obtenção de resultados cada vez melhores na atividade-fim da escola: processo de ensino e aprendizagem.
http://www.etecsjc.com/2011/02/vamos-implantar-o-programa-5s-na-etec.html

DOAÇÃO DE LIVROS






Parabenizamos e agradecemos aos pais, Mauro James Alves Pinheiro e Margareth Lopes Pinheiro, que doaram diversos livros para a biblioteca da escola, beneficiando através deste gesto toda comunidade escolar.




Visita dos alunos da Escola Municipal Ruy Lage aos Estandes no Parque Municipal, no Dia da Água.

Tiradas em Parque Milton Prates - 22/03/2013.





























Usuários online usuários online