PEDAGOGIA

PEDAGOGIA
PEDAGOGIA - As corujas são o símbolo da pedagogia devido a inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. São características necessárias a um pedagogo.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Mostra de Atividades no Ruy Lage



A Escola Municipal Ruy Lage, do bairro Planalto II, realizou na manhã do último sábado (22) a Mostra de Atividades do Programa Mais Educação Escola em Tempo Integral. O evento que teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelos alunos no programa contou com a presença de mais de 300 pessoas entre alunos, professores, pais e comunidade.

Segundo a coordenadora do Programa Mais Educação Escola em Tempo Integral no Ruy Lage, Renata Beatriz, “o evento ocorreu conforme planejado, pois o importante é mostrar para os pais e a comunidade como tem sido desenvolvido o programa na escola, e chamar a atenção dos mesmos para a importância de seus filhos estarem participando”.

Pai dos alunos Francisco e Clara, Alex Fabiano Pereira, avaliou o evento: “achei muito válido, apesar do pouco tempo de ensaio eles já estão apresentando muito bem”. Alex, ainda falou da importância do Mais Educação Escola em Tempo Integral: “esse programa caiu como uma luva para nós (pais) que temos que trabalhar e não tem com quem deixar nossos filhos”.

Satisfeita, a diretora do Ruy Lage, Janete Oliveira, falou sobre evento “foi ótimo, pois conseguimos mostrar para os pais o que é feito aqui, o que nos deixa com a expectativa que eles possam aderir ainda mais ao programa que, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, é cada vez mais um sucesso”.

      

     


quinta-feira, 6 de março de 2014

Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta.





 

Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta. Para verificar o seu desempenho, a escola deverá acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na internet. 

Saiba mais:http://goo.gl/zmT0o9

10 motivos para seu filho aprender o xadrez

Este esporte milenar pode ajudar - e muito - no desenvolvimento intelectual do seu filho. Veja como

Foto: Claudia Marianno
Foto: Desenvolvendo a memória, a concentração e o raciocínio lógico, o xadrez estimula o aprendizado da criança
Desenvolvendo a memória, a concentração e o raciocínio lógico, o xadrez estimula o aprendizado da criança

Quais são as vantagens de aprender o xadrez?

1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O xadrez ativa a concentração
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O xadrez aguça a memória
5. O xadrez trabalha a paciência
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O xadrez exige responsabilidade
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade 
O xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.
 Não à toa, a UNESCO mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva. Muitas instituições de ensino têm o jogo de xadrez em suas grades (extra) curriculares. Em São Paulo, escolas como o Dante Alighieri, Santa Cruz, Santo Agostinho, Santo Américo, entre outras, oferecem aulas do jogo. O Colégio São Luiz rege, anualmente, o Torneio Intercolegial de Xadrez, que proporciona uma competição entre as mais variadas idades e escolas. "São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, mas as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção e concentração, memória e a criatividade", diz o professor Antonio Carlos de Resende, do Colégio Albert Sabin, que instituiu o xadrez desde a fundação, em 1994.Também no Rio de Janeiro, a moda pegou. Mesmo em escolas públicas. O programa "Aprendendo Xadrez nas Escolas", parceria do Governo com a Federação de Xadrez do Estado, inclui aulas do jogo em cerca de 140 escolas estaduais. Para ler, clique nos itens abaixo:
Preto no branco
Do jogo ao exercício
Efeitos positivos
Quem pode jogar?
 
 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/xadrez-na-escola-617282.shtml

Não deixe que a Copa atrapalhe a escola

COPA DO MUNDO 2014

Não deixe que a Copa atrapalhe a escola

Não há nada de errado em curtir a festa do futebol. Mas os pais não podem permitir que o evento tire o foco dos estudos.

Foto: Max Demian
Foto: Apesar de toda a grandiosidade do evento, a vida - e os estudos - deve seguir o rumo natural
Apesar de toda a grandiosidade do evento, a vida - e os estudos - deve seguir o rumo natural

Imagine na Copa: todo mundo estará falando de futebol, combinando aonde assistir aos jogos e torcendo pelo Brasil, lógico. O assunto deverá dominar o país, que pela segunda vez na história sediará o campeonato. Mas e os estudos do seu filho? Será que um grande evento esportivo como esse terá o poder de tirar a concentração e influenciar o desempenho escolar?
Segundo os educadores, os pais podem adotar atitudes que permitam aproveitar a festa do futebol sem deixar que isso atrapalhe a rotina escolar das crianças e adolescentes. "É importante lembrar que há hora para tudo. Por isso, assistir aos jogos com os filhos, num momento prazeroso, é importante. Assim como é importante, na hora do trabalho e da lição, que todos cumpram com prazer suas obrigações", afirma a psicóloga Susana Orio, coordenadora pedagógica do Colégio Madre Alix, de São Paulo. Veja as dicas para não deixar que a Copa atrapalhe o dia a dia escolar:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. "O ano só começa depois da Copa", "em ano de Copa não se estuda nem trabalha". Como os pais devem agir para que ideias como essa não predominem?
2. Como manter uma boa rotina escolar?
3. Rotina escolar é algo que não pode mudar nunca, nem durante a Copa?
4. E se a criança mentir e "cabular" aulas para ver os jogos? O que fazer?
5. Qual a importância do exemplo dos pais na hora de mostrar que a Copa não deve afetar o cumprimento de deveres?
6. Brigas por causa do futebol podem acontecer até na escola. O que os pais podem fazer para evitar isso?
7. A Copa do Mundo não deve atrapalhar os estudos. Mas ela pode ajudar a ensinar?
 
 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/nao-deixe-copa-atrapalhe-escola-773334.shtml
 

8 razões para ir à reunião de pais e mestres

PARTICIPAÇÃO

8 razões para ir à reunião de pais e mestres

É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E frequentar as reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?

Foto: Aline Casassa
Foto: A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar
A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar

O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.

Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno", define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.

Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."

Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências", explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.

Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.
Para ler, clique nos itens abaixo:
Conhecer a escola a fundo
Acompanhar o aprendizado
Esclarecer dúvidas de interesse geral
Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
Firmar parceria com a escola
Entender as crises da idade
Conhecer para poder ajudar
Mais confiança para todos
 
 http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-reuniao-pais-mestres-427311.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar
 
Usuários online usuários online